domingo, 14 de janeiro de 2018

Residência Artística Arrasta Ilha 2018: dia 5


13/01/2018

Instigados pelo Traga Vasilha fizemos o nosso primeiro ensaio em casa. De lá nos arrumamos para ir à nação Leão Coroado e, na chegada, o inesperado: uma pessoa da comunidade havia falecido na sexta e por conta disso o ensaio tinha sido suspendido.

O primeiro grupo avisou do ocorrido e ficou lá conversando com dona Janete, esposa do mestre Afonso, que estava fazendo a roupa de dona Isabel, calunga da nação. Enquanto isso o resto do grupo foi para o ensaio dos parceiros do afoxé Omo Nilê Ogunjá. Na batida do ijexá nos sintonizamos com a força dos orixás e com a emoção da coletividade.

De lá partimos para o bairro de Pina, para assistir o ensaio da nação Porto Rico, a onda verde e vermelho ecoava precisa e repleta de axé.

Ao final, ficamos confraternizando com as batuqueiras e batuqueiros da nação e fomos conhecer a Tenda Espírita Jesus Maria José, onde estava ocorrendo a saída da mestra Rosália no culto da Jurema sagrada. Fomos muito bem recebidos e ali, no ritual compreendemos porque o povo de axé considera aquela prática religiosa uma ciência.
Brilhou o verde e o vermelho
Santa Maria é o veleiro
Porto Rico tem um baque
que balança o mar inteiro.


Nenhum comentário: